⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

terça-feira, maio 10, 2016

BOOK REVIEW | Fala-me de um dia perfeito, de Jennifer Niven

Fotografia da minha autoria

Como não podia deixar de ser, a minha primeira publicação a sério vai ser acerca de um livro. Não escolhi um livro qualquer. O livro com o qual decidi "estrear" o blog chama-se Fala-me de um dia perfeito, ou, em inglês, All The Bright Places. Quando estava a divagar sobre que título daria ao blog, fez-se luz assim que, por mero acaso, os meus olhos caíram sobre a capa deste livro. Leio livros desde que me lembro, mas nenhum me marcou tanto como este. Li-o há mais ou menos um ano e ainda hoje penso nele regularmente. É um livro com um pouco de tudo: amor, morte, depressão, amizade, limites. Achei então que seria a escolha perfeita para um primeiro post

Fala-me de um dia perfeito fala-nos sobre a vida de dois jovens: Finch e Violet. No início do livro, podemos acompanhar Violet, que apresenta um estado de espírito bastante negro devido à morte da sua irmã. O seu caminho cruza-se com Finch quando Violet tem a ideia de subir ao ponto mais alto da escola para pôr fim ao seu sofrimento. Por sorte, Finch encontra-se exactamente no mesmo local, a ponderar fazer o mesmo, e os dois acabam por se ajudar um ao outro. Este tipo de acções eram comuns para Finch, que estava sempre a pôr a sua vida no limite.

Gostava de se testar a si mesmo e por isso fazia várias experiências, como aguentar mais tempo do que o normal debaixo de água ou ver até que ponto o seu corpo aguentaria a água a ferver do chuveiro. Depois de conhecer Finch, Violet começa finalmente a apreciar as simplicidades da vida e os dois tornam-se inseparáveis. A partir daqui a história começa a ganhar vida. O final do livro marcou-me de tal maneira que quando o li, fiquei a suster a respiração durante algum tempo e com um enorme aperto no coração. Realmente há coisas fantásticas neste livro, coisas que nos fazem apreciar todos os pequenos detalhes. Aprendemos como às vezes as pessoas com quem estamos todos os dias têm problemas, muitas vezes graves, mas continuam com um sorriso na cara e tentam ultrapassá-los sozinhos. E este exemplo podemos encontrá-lo em Fala-me de um dia perfeito, que tem um título tão perfeito e tão contraditório ao mesmo tempo

Aconselho vivamente esta leitura, sem dúvida que não se vão arrepender! Já li livros muito bons, livros até mais estruturados e ricos em aspectos literários, mas nunca encontrei um livro que me despertasse desta maneira para a visão de cada pessoa acerca da vida. Não tenho por hábito ler livros mais do que uma vez, mas tenho a certeza de que voltarei a ler Fala-me de um dia perfeito. Muito obrigada Jennifer Niven, muito obrigada mesmo.

Título Original: All The Bright Places  
Autor: Jennifer Niven


Review: 10/10

Fotografia da minha autoria

4 comentários:

  1. Adoro livros, e ver resenha de um livro que não tinha conhecimento é muito bom, gostei da história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um livro que vale a pena ler. Este pequeno texto não chegou para mostrar o quão magnífico é este livro, é uma história muito bem conseguida! Beijinhos

      Eliminar
  2. Já tinha visto este livro algures, muito provavelmente pelo Booktube, mas é sempre bom batermos de frente com uma review tão boa como a tua. Convenceste-me, sem dúvida!
    Vejo que o teu blogue é recente e desejo-te a melhor estadia pela blogosfera! Tenho a certeza de que te fascinarás com a quantidade de informação boa com que te cruzarás por cá, sem falar nas pessoas!

    R.: Obrigada. Este era um tema que me estava mesmo entalado e nada melhor do que traduzi-lo em palavras! Espero que os restantes anos de universidade te corram bem! :D
    Beijinhos!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carolayne! É sempre bom sermos recebidos com esse tipo de carinho :) Ainda bem que gostaste da review, que não fez, de todo, justiça ao livro! Mas é uma leitura que nos acompanha para o resto da vida, por isso recomendo a 100%.

      Beijinhos

      Eliminar

 
Designed by Beautifully Chaotic