⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

terça-feira, agosto 15, 2017

REVIEW | Licenciei-me... e agora?, de Catarina Sousa


Ainda me falta um ano para terminar a licenciatura, mas a leitura deste livro ocorreu na altura certa. As incertezas do "o que vou fazer a seguir" chegaram mais cedo do que esperado e, apesar de já ter um plano traçado para os próximos três/cinco anos, a verdade é que o meu cérebro gosta de me atacar e de me deixar com dúvidas em relação a esse mesmo plano. 
Numa visita à Bertrand, os meus olhos pousaram imendiatamente neste livro, devido ao seu título. A curiosidade aumentou ainda mais quando constatei que a Catarina, a autora do Licenciei-me... e agora? foi aluna na minha faculdade. Quais eram as probabilidades? Senti, de momento, que este livro era para mim e comprei-o sem hesitar duas vezes.

Para além de ser uma perspectiva pessoal do percurso da Catarina, o Licenciei-me... e agora? é um livro rico em conteúdo para quem terminou os estudos e quer envergar no mundo do trabalho, um mundo cada vez mais competitivo e difícil. É praticamente um passo-a-passo do que devemos fazer para conquistar um lugar no nosso trabalho de sonho.
O que mais me agradou neste livro foi a frontalidade que apresenta. Não é um livro que nos mostra o mundo do trabalho como um "conto de fadas" ou de como vai ser fácil o nosso caminho até lá, mas sim um livro que nos mostra a realidade nua e crua e que nos prepara para "o que aí vem".


Ajudou-me, acima de tudo, a perceber que não estou sozinha. Que não sou a única com medo do futuro e que não sou certamente a única que não sabe que passo dar a seguir. A Catarina mostra-nos que, tal como nós, tantos outros estão "perdidos" na entrada para o mundo dos adultos. E fá-lo contando-nos a sua própria jornada e todos os passos que deu até chegar onde se encontra hoje. Penso que, de certa forma, foi esta perspectiva tão pessoal e íntima que me fez adorar este livro.

A Catarina, através do Licenciei-me... e agora?, incentiva-nos a correr atrás não só das nossas paixões (que muitas vezes se esvanecem, deixando-nos a pairar nas incertezas), mas a conhecermos novos caminhos e a aprofundarmos os nossos conhecimentos. Diz-nos tudo isto num capítulo que achei particularmente interessante, onde fala não só dos dream jobs (aqueles que queremos alcançar) como dos survival jobs (aqueles que temos até conseguirmos chegar ao nosso dream job), e da importância que estes últimos têm na nossa jornada profissional. Identifiquei-me bastante com este capítulo, pois apesar de estar a estudar literatura, dei por mim a apaixonar-me pela área em que trabalho neste momento (o meu survival job). Dei por mim a querer também aprofundar os meus conhecimentos e a querer, no futuro, tirar um curso que me permita ir mais além nesta nova área. Não fez com que eu desistisse da minha "paixão", uma vez que o plano que vos falei no início deste post é fazer um mestrado relacionado com a literatura, mas apercebi-me que posso manter e avivar estas duas paixões e, quem sabe, até vir a trabalhar nas duas (ou, na pior das hipóteses, numa delas).

A presença dos vários testemunhos no livro, as más experiências da Catarina - e as boas também -, a dicas, a inspiração e a motivação tornaram este livro numa mais valia para aqueles que não sabem qual a direcção a seguir. Este é o livro que vai ajudar e motivar qualquer sonhador a perseguir o seu sonho, da forma mais humana e terra-a-terra possível. Este é o livro que eu agradeço por chegar numa altura tão oportuna como esta, em que as decisões que são tomadas agora, contornarão o resto da minha vida.

Review: 9,5 de 10
Autora: Catarina Alves de Sousa
Título Original: Licenciei-me... e agora?
Páginas: 183
Editora: Ideia-Fixa

4 comentários:

  1. já tinha curiosidade quanto ao livro e depois da tua opinião ainda fiquei com mais (:
    adorei o teu blog, segui!
    quero imenso ler o livro all the bright places também (:

    participa no passatempo do blog, podes ganhar um livro:
    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário Ângela! Realmente é um livro muito bom e educativo! :)

      Beijinhos x

      Eliminar
  2. Este livro ia dar-me bastante jeito pois tal como tu vou para o 3º ano da licenciatura :)
    Beijinho

    Blog Jessica Morais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que é uma grande ajuda Jéssica! Beijinhos

      Eliminar

 
Designed by Beautifully Chaotic